No segundo dia do encontro, foram realizados alguns dos debates mais instigantes. Um deles foi a palestra intitulada “Tecnologias Sustentáveis na Indústria de Petróleo no Contexto da Transição Energética”, por parte da professora doutora Georgiana Feitosa da Cruz, ex-aluna da UFPI e que fez carreira com pesquisas e desenvolvimento de produtos para a aquisição de petróleo e gás na Bacia de Campos (RJ).
“É uma pesquisa que envolve o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis do segmento da indústria de óleo e gás no contexto da transição energética. Porque é uma temática importante principalmente para alunos que estão na área de Química. Hoje, com essa quantidade de fake news em torno dessa questão da transição energética, é importante que se tenha um conhecimento adequado do que é a transição e de como a indústria está atuando”, afirmou Georgiana.
Outro momento alto foi o debate envolvendo os professores Antônio Bruno de Vasconcelos Leitão e Erich Potrich, que trataram do tema “Hidrogênio verde”, que teve como mediador o professor Auro Atsushi Tanaka, da Universidade Federal do Maranhão. Diante dos universitários que compunham a audiência, os debatedores apresentaram trabalhos complementares, oferecendo um bom panorama sobre o assunto.
“Acho um evento extremamente importante por ser um problema atual que muitos dos nossos estudantes desconhecem, a evolução desse processo de transição climática, com fontes renováveis de energia, como o hidrogênio verde. Hoje está sendo discutido no mundo todo e nós não podemos ficar para trás. Parabenizo o Conselho Federal de Química, a Associação Brasileira de Química, a Universidade Federal do Piauí, porque a maioria dos investimentos hoje estão sendo feitos aqui na Região Norte e principalmente na Região Nordeste”, afirmou o professor doutor Tanaka.
Texto: Adriano Barcelos – Ascom/CFQ