Uma maratona em busca de conhecimento e troca de experiências. Assim pode ser definida a 4ª edição do Encontro Nacional de Química e Sustentabilidade (ENQUIS), realizada nas dependências do Departamento de Química da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina (PI). O evento é promovido pela Associação Brasileira de Química (ABQ), seção Piauí, e tem o Sistema CFQ/CRQs no rol de apoiadores, por meio do Conselho Federal de Química e do Conselho Regional de Química da 18ª Região (CRQ XVIII – Piauí).
O tema da edição deste ano é “Entendendo a Energia Renovável na Construção do Hoje para o Amanhã”, uma nova abordagem sobre as potencialidades de utilização das energias renováveis no combate ao aquecimento global, entre outras soluções possíveis pelo emprego da tecnologia. A abertura do evento, na noite da quarta-feira (5/6), foi prestigiada pelo reitor da UFPI, Gildásio Guedes Fernandes.
“A universidade não está aqui à toa, estamos aqui porque é importante estar presente em uma semana muito especial, que engrandece a universidade. Nós tivemos também nesta semana também a CITER, Conferência Internacional de Tecnologia e Energias Renováveis. Então, a gente vai estar presente em todas as ações que enaltecem o Estado do Piauí”, afirmou Gildásio
Na noite de abertura, a primeira palestra de fôlego ficou a cabo do presidente da ABQ, Jean Carlos Catapreta. Ele falou à plateia, composta majoritariamente de estudantes, sobre o tema “Popularização da Ciência” e apresentou um quadro geral de programas de fomento e incentivo, que permitem à comunidade acadêmica angariar recursos para iniciativas e projetos que levam mais longe os conhecimentos gerados nos bancos universitários. Ele fez ainda uma defesa entusiasmada da Ciência e um apelo para que a Universidade se engaje no combate às fake news.
“Não podemos ter medo de falar e de educar. Muitas vezes, como na pandemia, vários pesquisadores se sentiam intimidados de falar o que sabiam, de falar a verdade, com medo de ser interpretado como uma notícia falsa. O que temos de fazer é dizer: Sou cientista. E vou investigar e divulgar, colocar nos meus grupos do WhatsApp, eu divulgar para a família, afinal todo mundo aqui mora em algum lugar. As pessoas que moram em seu prédio precisam saber o que você faz, o que você pesquisa. Muitas vezes nem nossos próprios vizinhos sabem o que a gente faz. Qual é esse problema, que a gente não fala?”, indagou.
O Sistema CFQ/CRQs esteve representado pelos conselheiros federais José Ribeiro dos Santos Júnior, João Sammy Nery de Souza, Jonas Comin Nunes e Ubiracir Lima Filho. A presidente do CRQ XVIII, Sandra Sousa, também prestigiou a abertura e acompanhou as atividades do ENQUIS.
“A gente vê que nós mudamos a cara do Sistema CFQ/CRQs nos últimos anos, e isso tem sido demonstrado em cada evento, nossa presença com os profissionais, conselheiros federais e regionais que estão presentes com seus trabalhos, seus alunos. Tudo isso mostra à sociedade o quanto estamos preocupados para que eles recebam serviços de qualidade, produtos de qualidade, produtos regularizados e que os profissionais tenham conhecimento do papel do Conselho Federal e dos regionais junto à sociedade em geral”, afirmou Sandra.