Uma das atrações da programação foram os minicursos. O que mais atraiu a atenção dos participantes foi o que tratou da “Tecnologia de fabricação de queijos artesanais”, ministrado pelo professor Jurandy Nascimento Silva, da UFPI. A uma turma interessada, ele levou conhecimentos sobre a produção de um dos alimentos mais consumidos do mundo e, de quebra, oportunizou aos alunos uma visão prática do que é possível se fazer com o entendimento pleno da Química.

“É muito importante desenvolver a prática nesses termos porque o queijo tem uma pegada da agricultura familiar. Então a gente quis trazer isso, trabalhando um pouco da sustentabilidade, porque muitas comunidades ainda produzem o queijo como uma forma de renda, trazendo a questão da agricultura familiar. Outra importância que a gente trouxe também, dentro do minicurso, foi a reutilização do que sobra do processamento do queijo coalho”, afirmou Jurandy.

O sucesso do minicurso ficou evidente na satisfação dos alunos. Um exemplo é Jayanne Rocha Ferreira, graduanda do 7º período de bacharelado em Química. Ela afirma que a motivação para cursar Química veio das possibilidades de aplicação que o curso oferece.

“Desde o princípio, o que sempre me motivou foram as aplicações diferentes da Química, especialmente no mercado de cervejarias artesanais e de cosméticos. Com o queijo, não é diferente”, afirmou.

Texto: Adriano Barcelos – Ascom/CFQ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *