A primeira edição de 2022 do Quimtec no dia 24 de janeiro, às 19 horas, vai tratar sobre saneamento básico. O QuimTec, criado pelo Conselho Federal de Química (CFQ) visa auxiliar aos técnicos da área Química na gestão de seus negócios.
O ponto de partida deste primeiro evento on-line é o novo Marco Legal do Saneamento Básico. Sancionado em 2020, o novo Marco tem metas ambiciosas e grandes oportunidades para os técnicos da área Química. É o que diz o engenheiro químico, especializado em Engenharia Sanitária e Ambiental, Gandhi Giordano, e que será o palestrante do primeiro QuimTec de 2022. “Os investimentos no saneamento básico em nosso país criam enormes possibilidades para todos os profissionais da Química”, revela Gandhi.
Ainda segundo o especialista é de responsabilidade exclusiva do químico o controle da qualidade da água nas estações de tratamento, aplicação de produtos químicos e análises laboratoriais dos mananciais e das águas tratadas para abastecimento público. “Há possibilidade de empregos nas áreas pública e privada e precisamos nos preparar para atender esse mercado em expansão”, diz Gandhi.
O Novo Marco Legal do Saneamento garante que, até 2033, 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e à coleta de esgoto.
De acordo com o engenheiro químico, a meta de universalizar e qualificar a prestação dos serviços no setor traz uma série de oportunidades para jovens, que estão iniciando a carreira, como também para profissionais mais experientes.
Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), serão necessários investimentos de cerca de R$ 70 bilhões, anualmente, para ofertar serviços de saneamento de maneira universal até 2033.
O primeiro QuimTec de 2022 será transmitido nos perfis do CFQ no Instagram, LinkedIn, YouTube e Facebook.
Serviço:
Quimtec 2022 – Saneamento Básico
Dia: 24 de janeiro (segunda-feira) – 19 horas (horário de Brasília)
Transmissão: Perfis do CFQ no Instagram, LinkedIn, YouTube e Facebook.